domingo, 26 de setembro de 2010

2006 - Mostra Plural - Parque René Gianetti


Evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte objetivando a socialização de ações educativas diferenciadas de suas instituições escolares.
Com a canção "Identidade", de Jorge Aragão, a mensagem de liberdade e igualdade foi expressa através de gestos, movimentos e sequências coreográficas.












Nossa herança cultural é rica em ritmos e movimentos significativos.






terça-feira, 14 de setembro de 2010

Aulas







Perfeita integração geracional e favorecimento da construção de conhecimento e competências, num espaço onde a corporeidade cumpre seu propósito na formação humana.




"O corpo é nosso referencial com o mundo. É por
meio dele que existimos e nos relacionamos com os
demais. Para que então dissociá-lo da mente, do
intelecto, dos pensamentos, dos sentimentos?   
                                                                       FABRINF, Filomena de C.S.


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS

SIMÃO, Jalmiris Regina O.R.
A inserção de atividades corporais nos currículos da educação de jovens e adultos aponta para uma possibilidade de diálogo com a história destes indivíduos e a Arte, como exposto no capítulo II, artigo 26º da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional/96, devendo se constituir componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
O professor e coreógrafo Ivaldo Bertazzo (2004) afirma que a educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências. Para ele o corpo, a emoção e integração facilitam a aprendizagem. Assim, entendendo-se corporeidade como a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo, reforça-se a afirmação dos Parametros Curriculares Nacionais-Arte (1997) que a linguagem corporal, a motricidade está ligada à atividade mental e a dança pode expressar a emotividade e o pensamento de determinada cultura.
Como apontado por Costa (2001) com relação a atividades de corporeidade, o Projeto Let´s Dance não visa “o desempenho técnico e a performance”, mas disponibiliza “um espaço criativo, de liberdade e de conhecimento expressivo” e tem como um dos alvos “a ampliação de perspectivas e desenvolvimento de potencialidades selecionadas pelos sujeitos dentro de um contexto mais amplo e unificador (sujeito/corpo/sociedade)”, Como dito por Oliveira (2007) pode ser identificado como “uma interação mais plena e satisfatória do aluno com o mundo físico e social à sua volta”.
Admitir a corporeidade é (...) olhar o expressivo, a dinâmica, a fala oculta do corpo, sempre carregada de intencionalidade. É abrir espaços para que o sensível flua naturalmente acompanhando a dinâmica da vida. (...) Olhar a corporeidade é observar os vínculos que se estabelecem com a subjetividade, o mundo vivido, os valores existenciais, carregados de história e símbolos na intenção de satisfazer necessidades e desejos próprios, ou não.(Costa, 2001).
O aprendizado ao longo da vida e a possibilidade de educar para responder aos desafios da sociedade, como forma de emancipação, reflete a educação como instrumento de transformação global do homem, tendo como essência a dialogicidade, a pedagogia crítica como práxis social, que contribui para revelar a ideologia encoberta na consciência das pessoas (Freire, 1997). A natureza política da educação, proposta fundamentada por Freire, aponta para uma educação formadora que não banaliza a supressão de conteúdos, a não disponibilização de múltiplas vivências educativas, característica de uma educação compensatória. O educador sempre se manifestou, em sua vida e obra, contrário à transferência mecânica do conteúdo, à passividade e à neutralidade do currículo.
BIBLIOGRAFIA
BERTAZZO, Ivaldo. Programa Ação e Cidadania. Rio de Janeiro: TV Globo, 2004.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394/96. Brasília: Senado, 1996.
COSTA, Geni de Araújo. Corporeidade, atividade física e envelhecimento: desvelamentos, possibilidades e aprendizagens significativas. In: KACHAR, Vitória (Org.).Longevidade um novo caminho para a educação. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

AULAS EM 2009 : INTEGRAÇÃO GERACIONAL

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A linguagem corporal expressa a história individual e a identificação de vivencias anteriores com a música e a dança.
A colaboração e a solidariedade ultrapassam afinidades durante as construções coreográficas, numa busca do que favoreça o grupo. São relatos corporais individuais que se fundem.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

SILVA, Camila Pompeu da. - PUCPR
camila.pompeu@uol.com.br
VILLA, Vivian – PUCPR
vivianvilla09@gmail.com
   A presente reflexão tem por objetivo discutir a problemática da formação de professores na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Para isso, fez-se necessário refletir inicialmente sobre o histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil desde o humanismo tradicional,passando pela primeira Constituição nacional até os dias atuais. Destacou-se em cada períodoo modelo de sociedade, de escola e de formação de professores. Em outro momento, o texto destaca as tendências teóricas e práticas na Educação de Jovens e Adultos, observando a perspectiva da corporeidade na EJA. Os escritos de Foucault (1979, 1987) permitirão concluir que a preocupação com o poder levou à descoberta do corpo como objeto e alvo do mesmo. A atenção dedicada ao corpo para torná-lo hábil e útil, se manifesta pelas ações de manipulação, modelagem, treinamento, regramento e disciplina que se impõe sobre o corpo.
   Examinando a história da EJA, percebemos a presença de duas concepções de ensino na alfabetização de adultos que se refletiram diretamente em um modelo de formação de professor para essa modalidade de ensino. Discute-se, também o fato de que, desde a época dos jesuítas, essa ideologia da interdição do corpo atinge os sujeitos e é justificadora das
diferenças existentes na sociedade brasileira. O estudo incita os pesquisadores a se debruçarem sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, especialmente para repensar a teoria e a prática pedagógica, valorizando-se a importância de uma formação que possibilite ao professor estar sempre consciente de sua dimensão de constante reconstrução pessoal e profissional e que trabalhe de forma a articular conhecimentos e saberes, ciente de sua contribuição para a formação integral do educando.
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segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Selo Escola Solidária 2009



Pela segunda vez consecutiva, através do Projeto Let's Dance foi concedido à E.M. José Maria do Mares Guia o Selo Escola Solidária e é parde da Rede de Escolas Solidárias do Brasil. O Selo é um reconhecimento nacional concedido pelo Instituto Faça Parte a iniciativas que destacam o envolvimento das comunidades do entorno da escola em atividades de Voluntariado Educativo. Em Belo Horizonte, somente tres projetos da Rede Municipal de Educação obtiveram tal reconhecimento. O Instituto Faça Parte tem parceria com MEC, CONSED, UNDIME e UNESCO.

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