segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

SILVA, Camila Pompeu da. - PUCPR
camila.pompeu@uol.com.br
VILLA, Vivian – PUCPR
vivianvilla09@gmail.com
   A presente reflexão tem por objetivo discutir a problemática da formação de professores na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Para isso, fez-se necessário refletir inicialmente sobre o histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil desde o humanismo tradicional,passando pela primeira Constituição nacional até os dias atuais. Destacou-se em cada períodoo modelo de sociedade, de escola e de formação de professores. Em outro momento, o texto destaca as tendências teóricas e práticas na Educação de Jovens e Adultos, observando a perspectiva da corporeidade na EJA. Os escritos de Foucault (1979, 1987) permitirão concluir que a preocupação com o poder levou à descoberta do corpo como objeto e alvo do mesmo. A atenção dedicada ao corpo para torná-lo hábil e útil, se manifesta pelas ações de manipulação, modelagem, treinamento, regramento e disciplina que se impõe sobre o corpo.
   Examinando a história da EJA, percebemos a presença de duas concepções de ensino na alfabetização de adultos que se refletiram diretamente em um modelo de formação de professor para essa modalidade de ensino. Discute-se, também o fato de que, desde a época dos jesuítas, essa ideologia da interdição do corpo atinge os sujeitos e é justificadora das
diferenças existentes na sociedade brasileira. O estudo incita os pesquisadores a se debruçarem sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, especialmente para repensar a teoria e a prática pedagógica, valorizando-se a importância de uma formação que possibilite ao professor estar sempre consciente de sua dimensão de constante reconstrução pessoal e profissional e que trabalhe de forma a articular conhecimentos e saberes, ciente de sua contribuição para a formação integral do educando.
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