domingo, 27 de setembro de 2009

Corporificando Novas Possibilidades na Formação de Professores



CARVALHO, Rosa Malena - ISERJ / UERJ

Em nosso cotidiano, muito ouvimos que o ser humano é constituído por mente (razão, lógica, pensamento), sentimento (sensações, ‘espiritualidade’, desejos) e, corpo (ossos, músculos, etc). Os pressupostos presentes em nossa sociedade, hierárquicos e meritocráticos, ensinam a considerar o corpo menos importante, potencialmente em situação de pecado e degradação.
Querendo narrar outras formas de entender o ser humano, questionamos esta forma fragmentada, reduzida. Mas, com quais noções embasamos nossas reflexões? Como realizar esta discussão na formação de professores? Maturana e Freitas convidam a ampliar os aspectos sobre o ‘corpo’, pois este “(...) se constrói no emaranhado das relações sócio-históricas e que traz em si a marca da individualidade – não termina nos limites que a anatomia e a fisiologia lhe impõem. Ao contrário, estende-se por meio da cultura, das roupas e dos instrumentos criados pelo homem.” (Freitas, 1999:53).

Leia mais: www.anped.org.br/reunioes/27/gt12/p123.pdf

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