terça-feira, 29 de setembro de 2009

Em 2007...

Início do Sub-Projeto " Kizomba"


Tendo como objetivo o estudo da cultura afro-brasileira o Projeto Let´s Dance , recebeu a bailarina e coreógrafa Marlene Silva que desenvolveu o "Kizomba".


A dança é uma das maiores representações de uma cultura popular, que pode exceder reunião de técnicas desde que se proponha a ser instrumento de emancipação social e difusão histórico cultural.


"A dança afro surgiu no Brasil no período colonial, foi trazida por africanos retirados do seu país de origem para realizarem trabalho escravocrata em solo brasileiro. Esse estilo de dança foi registrada primeiramente na composição de religiões africanas e começou a se fortalecer em meados do século XIX com a ajuda dos tribos: sudaneses; bantos (dois povos situados em território africano) e os indígenas, que foram responsáveis pela criação do candomblé e de outros segmentos regionais que deram origem à dança dos caboclos e outros aspectos da cultura africana."Jéssica Brandão


Leia mais em : http://jessicabrandao.wordpress.com/2006/11/08/danca-afro/ (disponível em 03/10/2009)




A E.M. José Maria dos Mares Guia recebeu o "Selo Escola Solidária" através do Projeto Let´s Dance.


Em 2003, o Instituto Faça Parte - em parceria com MEC, CONSED, UNDIME e UNESCO - iniciou um projeto para identificar e reconhecer as ações e projetos de Voluntariado Educativo desenvolvidos por escolas de Educação Básica de todo o país: o Selo Escola Solidária.
A cada dois anos, o Selo Escola Solidária reconhece boas iniciativas, ações e projetos solidários que mostram com criatividade e competência que é possível repensar a educação.As experiências selecionadas revelam a força da articulação da escola como núcleo de cidadania em sua comunidade, melhorando a qualidade da educação que a escola oferece.
O prêmio tem como objetivos:




  • Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade.




  • Propiciar a troca de experiências e articulações entre escolas solidárias.




  • Incentivar a prática de voluntariado educativo como ferramenta formativa .




  • Qualificar a formação integral dos alunos.



Preencha os dados abaixo:

INEP/nº do Censo Escolar: (deixe em branco)
Estado: MG
Cidade: BELO HORIZONTE
Rede: MUNICIPAL



"A Escola se torna um espaço de amplas e

construtivas relações sociais quando derruba os muros que a separam da comunidade de seu entorno."

Nenhum comentário:

Postar um comentário