sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Adaptações: por Leonardo Bianchet

Leonardo Bianchet , amigo, professor, diretor, eterno educador tem a sensibilidade à flor da pele mesmo envolto nas burocracias diárias que sua função exige. Não há como deixar de compartilhar suas palavras temperadas com emoção. Não me contive e divido com os leitores suas palavras que recebi por e-mail.
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Olá professoras, professores e no melhor do todos adjetivos, OLÁ EDUCADORES!!
Considero um elogio o termo EDUCADOR. Pois trás em meio a palavras força da sabedoria, ultrapassa os limites da alma, é coisa de gente apaixonada pelo saber e ensinar as coisas e o melhor de tudo é que o EDUCADOR, sabe mostrar o caminho pra gente seguir sozinho. É ou não é coisa de gente apaixonada pelo ser humano, por gente, por pessoas e suas almas a serem iluminadas.Educador vibrar por natureza, é inquieto, pesquisador, estudioso, curioso, político, artísta, curandeiro, ele é gigante, coração, mente, corpo que sentee apaixonado pelo que faz.Se eu fosso escolher queria viver no meio de gente assim... educador.
Texto adaptado por Leonardo Bianchet: Memórias de um menino - Marioto
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O poder dos sons
... foram os estudos de Howard Gardner, no início dos anos de 1980, que revolucionaram conceitos de ensino e aprendizagem ao antecipar descoberta da neurociência sobre a música. Em seus trabalhos, o pesquisador americano apontou a existência de uma inteligência musical. “ A chamada teoria das inteligências múltiplas nos ajudou a entender que o aluno que não tem facilidade em matemática ou língua Portuguesa pode ser um gênio musical ou da pintura “. Antes de Gardner , na década de 1960 o francês Louis Porcher já tinha publicado um livro, Educação Artísticas, Luxo ou Necessidade?, com algumas conclusões semelhantes. Ele observou as escolas húngaras Kodaly (onde o ensino de música tem o mesmo peso que o da língua, todos os dias) e comprovou que os estudantes tinham rendimento melhor em todas as disciplinas: Matemática, Arte, Ciências...
Texto adaptado por Leonardo Bianchet: Nova Escola Ano XXII. Nº 201 . Abril 2007.P 86-87

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