sábado, 26 de setembro de 2009

Como surgiu o Projeto Let´s Dance?

O Projeto Let´s Dance é um projeto pedagógico, que se realiza na E.M. José Maria dos Mares Guia/BH- MG, desde 2004. Objetivou desenvolver atividades de dança e expressão corporal para os estudantes jovens e adultos do turno noturno. Mas, atualmente, desenvolve atividades também com alunos, alunas dos turnos diurnos e membros da comunidade e ex-alunos e alunas. É uma integração de gerações: crianças e adolescentes junto a jovens, adultos e idosos. Estas crianças e adolescentes são algumas vezes, filhos, filhas, sobrinhos, netos, netas dos participantes que têm um espaço em permanente construção, favorecendo a aprendizagem, as relações pessoais, a memorização , a saúde e o auto-conhecimento.
Projeto Let´s Dance – Expressão Corporal Aliada à Dança: Este título foi escolhido pelas alunas, co-autoras do projeto, na medida que sua construção se dá como respostas às necessidades surgidas no percurso.
Membros da comunidade se integraram a partir de atividades que assistiram em eventos promovidos pela escola ou por convite de colegas.
Um pequeno histórico...
8 de março de 2004: Dia Internacional da Mulher. Preparativos para homenagear as mulheres de nossa comunidade escolar. No turno noturno da escola para esta data são preparadas as homenagens com muito carinho. Grande ênfase é dada, pois as nossas alunas são mães, trabalhadoras, em sua grande maioria, mulheres lutadoras que colocam na educação seu sonho e desejo de dias melhores.Músicas, discussões sobre a valorização da mulher ocorriam, mas homenagear a beleza que cada uma dessas “Marias”( como canta Milton Nascimento) poderia também acontecer através de outra linguagem: a dança. Uma música cristã que em alguns de seus versos diz: “Aos olhos do Pai você é uma obra prima que Ele planejou, com suas próprias mãos pintou. A cor de sua pele, o seu cabelo desenhou. Em cada detalhe um toque de amor. Você é linda demais, princesa aos olhos do Pai...” e ainda “... Nunca deixe alguém dizer que não é querida, antes de você nascer, Deus sonhou com você”.(Aos Olhos do Pai, Grupo Diante do Trono). Eram frases perfeitas para se dizer a todas as mulheres maravilhosas! Mas além do dito pelas palavras e cantado na melodia as alunas disseram a si mesmas e às outras mulheres através de gestos e movimentos : Você é linda demais!
O Projeto Let´s Dance teve o apoio irrestrito da Direção e Equipe Pedagógica de 2004 e em seu percurso, contou com os profissionais da educação atuantes na escola e outros em exercício em outros órgãos da Rede Municipal de Educação/ BH.
A todos nosso agradecimento e a Deus que é nossa perene provisão.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário